home  projectos e redes internacionais  eurosion 

     
 

ENV.B.3/SER/2001/0030, Duração: 2 anos

O EUrosion é um projecto da Comissão Europeia, Direcção Geral de Ambiente. O consórcio foi liderado pelo National Institute for Coastal and Marine Management (RIKZ) do Ministério Holandês dos Transportes, Obras Públicas e Gestão de Águas. O projecto teve início em Janeiro de 2002 e terminou em Maio de 2004.

O seu objectivo foi recolher informação sobre os problemas relacionados com a erosão costeira na Europa e sobre as medidas levadas a cabo para mitigar os seus efeitos, tenham estas sido eficazes ou não.

Como um dos resultados finais do projecto EUrosion, foram compiladas no texto “A guide to coastal erosion management practices in Europe” uma série de propostas com vista à melhor abordagem dos assuntos relacionados com a erosão costeira no âmbito da gestão e planeamento de zonas costeiras. Outro resultado do projecto foi a criação de uma base de dados sobre as 10 zonas piloto e os 60 casos de estudo do projecto, incluindo informação georeferenciada.

O IHRH foi responsável pela elaboração da informação referente à zona piloto Rio Douro – Cabo Mondego e aos casos de estudo da Estela, Costa Nova – Vagueira, Costa da Caparica, Vale do Lobo e Açores, para além de toda a informação no âmbito da definição de um sistema local de informação para a zona piloto Rio Douro – Cabo Mondego.

[ mais informações ]